terça-feira, 8 de outubro de 2013

Paschoal Motta - comemorando o dia de São Francisco : Os olhos da onça

Caro Paschoal, Não me foi possível postar no dia de São Francisco de Assis. Esse poema, Os olhos da onça, me comove. Seu lado franciscano é muito bom. Desde o premiadíssimo Ver de boi. Abraço. MTP


Como hoje se comemora o Dia de Francisco de Assis...
OS OLHOS DA ONÇA
     Paschoal Motta


"É mais um dos l2 milhões de animais vendidos por contrabandistas
 que alimentam o terceiro negócio ilegal mais lucrativo do mundo."
(Luciano Candisani, revista Galileu, número 125, sobre animais em cativeiro para comércio).


A onça-pintada, em close na foto,
atrás de férreas grades, triste,
olha para meu coração pasmo.
Olha para dentro desta solidão,
e não conhece o meu desamparo
e nunca saberá deste lamento.

A onça-pintada na foto colorida
olha para baixo, no seu martírio;
olha por nós em nossos desatinos,
jamais entendendo de lucro e lixo.

A onça atrás de duras e frias grades
mal conheceu os amigos da floresta.
A onça pintada, presa da ganância,
mal experimentou as lambidas da mãe,
depois da mamada e as brincadeiras,
como todas as infâncias do mundo.

A onça-pintada, nem experimentou
os espaços do paraíso destruído,
reduzida entre ferros e humanos,
por seus vendilhões e assassinos.

A onça-pintada, lá numa gaiola,
nunca saberá de mim aqui distante;
sequer deste quase inútil poema
de lacrimar e odiar as desgraças
de uns  caçadores de miséria;
a onça lá e aqui um poeta, perdidos,
mais desesperançados de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário