segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Canadá - Uma Paixão

Sempre lembramos com muito prazer dos lugares adoráveis que visitamos. Parece-nos reviver as emoções das surpresas e do encantamento vividos na viagem. Cada lugar que visitamos tem seu encanto, sua beleza. Mas existe um país que mexe com nosso coração de maneira especial: chama-se Canadá. Ordem, disciplina, tranquilidade, segurança, e além de tudo uma beleza sem medida. Não dá para esquecer e estamos sempre com vontade de voltar. Porém como nada é perfeito, tinha que ter aquele inverno! Se não fosse pela temperatura eu diria que Deus é canadense.
         Da primeira vez que estivemos em Toronto, saímos à noite e conhecemos uma rua só de barzinhos e restaurantes.  Músicos tocando nas calçadas, muita alegria e total descontração. Percebendo que somos brasileiros, logo tocam nossas músicas. E sempre há brasileiros passando. Chegamos a dançar na calçada. Tudo a ver com a efusividade bem nossa.
Na outra noite, queríamos voltar e meu marido foi se informar com o pessoal do hotel se era seguro sairmos sozinhos e voltar mais tarde. Eles disseram que até eu poderia ir sozinha, sem problema.
        Quando fomos pela segunda vez fiquei em dúvida. Costumo querer voltar aos lugares que gostei. Daí o dilema: Costa Leste ou Costa Oeste? Não tinha a certeza que tenho agora: em se tratando do Canadá, não há erro. Tudo é só beleza.
         Nesta segunda viagem, devido a alguns contratempos no esquema da companhia de turismo, chegamos a Toronto e ficamos passeando sem estar
programado, aguardando um grupo que se juntaria ao nosso. Outro entrave ocorreu no esquema da viagem: não havia voo direto para Calgary, como estava programado. O motivo era o festival anual de Rodeio, o Stampid, muito famoso por lá, que estava acontecendo naquela cidade.A certa altura dos passeios improvisados fomos comunicados que haviam conseguido um voo para Edmonton em avião de hélice. Como os brasileiros não deixam por menos, logo falavam: - vamos de “teco-teco” - era muita emoção para um só dia!
       Teria sido melhor se houvéssemos dado umas voltas por Edmonton que é a capital da província canadense de Alberta, a segunda cidade mais populosa da província, atrás somente de Calgary e Ottawa, sendo a segunda capital provincial mais populosa do país, atrás somente de Toronto. Edmonton é considerada, ainda, como uma “cidade verde” e tem a maior área de parque do Canadá, por habitante. Infelizmente só fizemos escala de voo, seguimos para Calgary e de lá para o nosso destino programado, que era Whistler. Confesso que nem dei muita atenção ao movimento da cidade do rodeio, ansiosa para conhecer o fim do espaço aéreo, após quatro voos num só dia.
         Após a maratona aérea, chegamos a Whistler,  nosso destino, só pensando em descansar e encontramos um hotel que parecia estar nos aguardando para isto. O quarto com uma decoração romântica, que me conquistou à primeira vista. Da janela um cenário incrível. Verde
próximo e montanhas com gelo à uma pequena distância.

Whistler é uma cidade estância do Canadá. Localizada ao Sul dos Pacific Ranges das Montanhas Costeiras, na Colúmbia Britânica, cerca de 125 Km ao norte de Vancouver. A Vila de Whistler está convenientemente localizada na base das montanhas Whistler e Blackcomb. Apesar de encontrarmos nela tudo que qualquer resort de nível internacional oferece em termos de conforto, a vila ainda consegue permanecer pequena o bastante para oferecer aos visitantes um ambiente amigável que lhes proporciona o conhecimento da cultura muito própria das montanhas. Coisas que só o Canadá consegue. Além de apreciar as montanhas, há muito para se ver e fazer bem à porta do hotel sem usar meios de transporte. Desde teleféricos até lojas, hotéis e acomodações, restaurantes e todo tipo de entretenimento, tudo pode ser encontrado ali mesmo, pertinho do charmoso Passeio da Vila, tudo feito a pé.
           Fomos de teleférico para a montanha que é um ponto de esqui. Lá fizemos nossa festa. Bonecos, guerra de bolas, e tudo quanto foi brincadeira na neve com a qual nunca havíamos tido contato. Foi um dos pontos altos de satisfação. Claro que fizemos várias fotos. Sugiro que consultem a internet para verem as fotos, se ainda não estiveram por lá. É bem provável que marquem logo uma viagem.

Martha Tavares Pezzini

Escrita e vivida a long time ago...