quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre Clássico Literário - Parte II


Sobre Clássico Literário - Parte II



   Quem não tem  seus clássicos favoritos, aqueles que lemos, relemos e citamos sempre! Eles falam um pouco de nós ou de uma época de nossa vida à qual eles deixaram impressas suas marcas.


"Até o fim do séculoXX, muitos desses livros foram vistos nas escolas e universidades como parte integrante de uma lista comum da grande literatura mundial conhecida como "cânone". Esse cânone tem sido desafiado por críticos pós-modernos principalmente porque excluiu escritores que não faziam parte da cultura dominante, especialmente mulheres e escritores não europeus, e deixou de ser ensinado. Contudo os livros que faziam parte do cânone e os demais agora considerados clássicos são valiosos por sua percepção da alma humana; pela sabedoria e humor; pelo valor que têm como registros da vida social, política e econômica da época; e pelo extraordinário domínio da língua - tão extraordinário que, na verdade, cada livro serve como um acervo de qualidade literária, estilo, ritmo, vocabulário e inventividade de expressão. Essas obras são importantes porque estão entre as melhores já publicadas, seja na nossa época ou na delas - e vale lembrar que muitos desses romances foram best-sellers na época, principalmente aqueles publicados antes do século XX, ou seja, antes dos avanços tecnológicos que tornaram viável a impressão de pequenas quantidades de livros para mercados especializados.
Em um texto cuidadoso e refinado, Por que ler os clássicos, Ítalo Calvino, escritor italiano nascido em Cuba dá quatorze definições para clássico. Entre suas esclarecedoras observações está: - um clássico deve estabelecer uma relação pessoal com o leitor, e devemos ser atraídos a ele por amor, não por obrigação."

Jane Gleeson-White



marthapezzini@gmail.com
Sobre Livros e Autores
http://marthatavaresspf.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário