sábado, 2 de fevereiro de 2013

Eveline na Austrália



This piece was inspired by folklore elements with which I wanted to depict matters of life and death. It was entirely done digitally using Photoshop and Illustrator. My work is often feminine and incorporate objects from my (imaginary or real) life. 


  I'm a Brazilian Graphic Designer, and I've been working freelance as a Digital Illustrator for more than a year now. As I work digitally, my favorite medium would be Photoshop. Last year I participated on a fundraising auction with an exclusive art print I made for them. I'm inspired by other artists and I like to visit contemporary art galleries. evelinepezzini.sqsp.com

                                                  evelinepezzini.sqsp.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nós não Precisamos de Copa do Mundo



 Poste aqui seu protesto!





A gente vê uma cena desta e perde até o rumo egoísta que traçamos para nós mesmos. Preciso parar de planejar e fazer algo. É claro que uma criança assistida tem todas as chances de se tornar um bom adulto, agora uma pessoa abandonada assim, desde a infância, que chance tem nesta vida?!? #MuitoDifícil 

SâmaraKuriliara





Esta foto dói no coração. Todo o dinheiro que será gasto com a "Copa" mais o que será super faturado ou desviado com as construções, quando colocados lado a lado: foto- realidade +  valor $é simplesmente desumano!

 Martha Tavares Pezzini 



    Tenho de confessar: além da Bíblia e o Código Da Vinci, só vi os filmes!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cantiga de Adormecer Tamanduá - Paschoal Motta





Cantiga de Adormecer Tamanduá

A propósito de notícias veiculadas na Imprensa  Mineira,, no mês de abril de 1981, quando motorista, trocador e alguns passageiros, numa viagem entre Mariana e Ponte Nova, desceram do ônibus e pisotearam um tamanduá-bandeira no meio da rodovia. Jogado no porta malas, o mimercofagídeo ainda chegou com vida ao fim da viagem.

Ali, terminaram a chacina.
Paschoal Motta




Que mal faz tamanduá
com larga cauda na estrada?
Por fome chega até a
violência desabalada.

É dócil, de pouca pressa
dentro da noite e carinho.
- Que bicho, que fera é essa
atravessando o caminho?


Num ônibus, a viagem
segue seu rumo e destino:
homens com sono na aragem
já babam que nem menino.

Tem cada um seu sonhar
com medo de tanto abismo;
nessas montanhas sem mar,
de escuridão  e cinismo.

Tem de alimento o cupim
no topo do escalavrado;
caminha manso, e, assim,
um tanto e pouco avisado.

Há um destino acertado
na lida do ser vivente,
do homem, bicho, até a do
brejal e água corrente.



Há um mistério e futuro
de tempo certo no corte,
do verme no seu monturo,
do homem e sua coorte,

que enferruja esse remanso
nos caminhos do deserto;
destruidor sem descanso,
o homem é o mais esperto,

que põe natureza na hasta
contra o que der e vier;
de humano, nunca lhe basta
só lhe vale o que mais der.

Que mal faz tamanduá
zanzando na noite alta?
Pois só lhe falta o que há
por seu consumo na falta.

La vão por um só caminho
quarenta e três passageiros:
tornam do carro o seu ninho,
da terra toda, os posseiros.

- Quem incomoda meu indo  
em noite tão estrelada,
fazendo meu sono findo
no meio da minha estrada?
 
-         Não posso mais sossegar
meu ser de rei da natura.
-         Eu tudo vou sojugar 
consoante a Escritura.

- Não posso mais e inteira
a carcaça descansar;
e um tamanduá-bandeira
querendo cupim pegar.


 -         Ah, minha pressa na ida,       
meu sono, vida e sossego,
e esse tamanduá suicida
atravancando a estrada.

-         Para um bicho intrometido
só mesmo no ponta-a-pé.
-         Não pode ficar mais vivo. 
-         E nem eu dar marcha-a-ré.

- Como pode um desdentado
tamanduá me impedir?
-         Piso-lhe com o atanado
na minha gana de ir.

-         Por onde vou resoluto,
não pode um papa-formiga,
tão feio, de porte bruto,
me provocar numa briga.

 -         Vai pras profundas do inferno,

 asqueroso, bicho mau,

 descer para o mais eterno

e mais escuro perau.


Que mal faz tamanduá
com seu sem dentes na boca,
No negro asfalto e luar
e a companheira na toca?

Já descem homens do carro
com seus pés de fúria braba,
e pisoteiam feito em barro
o cego que atrapalhava

o seu cenário de ódio
E sua viagem traçada:
-         Um tamanduá serôdio
no meio da madrugada.

 - Só que sirva de lição

para bicho, índio, o que for...
atrapalhou, vai tacão
por me aumentar o rancor.


Procura cupim, formiga
o estúrdio tamanduá;
no apronto de sua vida,
há homens com pressa, há.

Que mal faz tamanduá
dando bandeira na estrada?
ah, se lépida preá,
correndo por pouco ou nada.

Ai gente velha esquecida
dos tempos de eu menino;
ai ternura enlouquecida
na noite de desatino.

E dentro de um porta-mala,
como se fosse finado,
tamanduá que nem fala
agoniza infausto fado.

Ai reforçadas botinas
já engraxadas de dor,
quantas serão as verrinas
bastantes nesse terror!?

Ai condenados, oh raça,
oh ruína e perdição,
ai sol morrendo na praça,
oh fel na palma da mão.

E a luz lhe brilha na cara,
a mancha branca nas costas
vai desenhando a mais rara
geometria nas postas.


Por um desvão da loucura
viaja o tamanduá;
e uns homens vãos na procura
de um tempo que não será...


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Nota: Paschoal Motta é de São Pedro dos Ferros














quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa



 O Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa mais uma vez estará homenageando o cinema brasileiro em sua 4ª edição que acontecerá de 3 a 10 de abril,  no Cinema São Jorge, na capital portuguesa. A organização do Festin será uma das 9 entidades que ganharam novo espaço na  Casa do Cinema, na Rua da Rosa, no Bairro Alto, em Lisboa.







Conheça a programação completa em março, através do www.festin-festival.com.





domingo, 13 de janeiro de 2013

Invisibilidade ou Omissão - Gabriel Chalita

 Acabei de comentar uma foto no face book, que me tocou profundamente. Em seguida deparei com ese comentário de Chalita.  Torcemos para vozes como a dele possam influenciar mais quem tem o dever de amenizar tanto sofrimento.  MTP



A invisibilidade humana é um dos mais severos crimes da sociedade. Omitir-se da triste condição alheia, negar um gesto solidário, abandonar o próximo à própria sorte são atitudes causadoras de injustiça. Temos, hoje, uma cidade dividida: a rica e a pobre. A cuidada e a abandonada. De acordo com o último Censo, de 2011, realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a cidade tinha quase 15 mil pessoas vivendo nas ruas. No entanto, uma mudança positiva desponta na relação entre a Prefeitura de São Paulo e essas pessoas.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, anunciou a intenção de criar um novo protocolo de abordagem aos moradores de rua. O objetivo da medida, que inclui a participação de assistentes sociais, é diminuir drasticamente a truculência que marcou essa ação na gestão anterior.
Em julho do ano passado, o Ministério Público do Estado ingressou na Justiça contra a Prefeitura, questionando a constitucionalidade da lei que dá à GCM o poder de interpelar e lidar com essas pessoas. Vale lembrar que 70% dos moradores de rua apresentam problemas mentais, de drogadição ou de alcoolismo. Sem uma política municipal de acolhimento, a ação do poder público se limitava à apreensão de seus poucos pertences e documentos e à dispersão desmedida dessa população.  
São Paulo não pode mais admitir que esses cidadãos vivam em condições de vulnerabilidade. Como disse o prefeito Haddad, este é o início de um novo tempo, que derrubará o "muro da vergonha" que separa ricos e pobres, com a implementação de uma política de respeito e de diálogo.
Há muito a ser feito para que a maior e mais rica cidade da América Latina tenha um olhar de esperança para tantos que, por alguma razão, já a perderam. 
E isso vale para outras cidades do nosso país. Grandes ou pequenas. Nenhum cidadão pode ser tratado como invisível.
Por Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo)