quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Marquesa - Regina Araújo





A MARQUESA Na casa de meus avós tinha uma...
Regina Araújo
A MARQUESA








                                                                

 Na casa de meus avós tinha uma mesa de canto que era conhecida como Marquesa... redonda, pés um poucos curvos, porém elegantes e garbosos. Exibia sua imponência no canto da sala de visitas, com direito a forro de renda de bilro e jarro de flores colhidas no jardim da casa.
Fora construída por meu avô; era costume na época o noivo talhar a madeira e criar todos os móveis para o futuro lar. E assim ele fez... em tudo um toque de elegância, porém paradoxal simplicidade e sobriedade emergiam de tudo o que fizera. E, nada é eterno, todos sabemos... desgastam-se o corpo físico, a mente, os bens imóveis e os móveis também.
Por duas vezes minha avó reclamou que a "Marquesa" estava mancando (um pé estava gasto) . Meu avô tentou consertar... mas pareceu-me que ela queria mesmo era continuar como estava. E incrível cumplicidade havia se estabelecido entre eles... notei.
Inexorável o tempo... quando jovens atraímos em um primeiro momento pela beleza exterior. Chegados os tempos em que a idade avança, outras belezas que, cultivadas ao longo de nossa caminhada, passam a ser o nosso referencial.
E assim procedia a Marquesa... estava cansada de ser bibelô, admirada apenas pela sua beleza e imponência. Invejava, quem sabe, o banco que reinava na grande cozinha com toda sua rústica simplicidade.
E, não tinha jeito : mexia daqui, mexia dali, e a Marquesa resoluta, continuava a "mancar".
Certo dia meu avô passou afobado pela cozinha... segui-lhe os passos e a expressão. Rumou para o fogão de lenha com a Marquesa aos pedaços, o machado nas mãos. Apenas disse em alto e bom tom que na vida tudo tem princípio, meio e fim. E ainda completou, profetizando: “ quem não quer ficar de pé e teima em viver mancando , daqui uns dias estará de joelhos ou estatelada no chão frio." Então, terá mais serventia como lenha que aquece e aviva o fogo do que papa fina de cupins, que certamente a espreitam. Quer ocaso mais triste ?
Era assim que resolvia as coisas que sinalizavam não ter ou querer conserto... ou com o que ele pressentia que um dia perdera o encanto e a utilidade. Considerou que arder no fogão de lenha e aquecer a serpentina seria mais digno para a imponente e tão querida "Marquesa" do que estatelar-se ao chão, vencida pelo tempo.
Pareceu-me radicalismo , tanto que chorei muito neste dia... não só por causa da Marquesa mas também pelo que considerei ser submissão de minha avó em não interceder por ela.
Mas o andar da vida fez-me entender muitos porquês; inclusive que na vida desvencilhar-se e praticar o desapego são muitas vezes questão de sobrevivência e evolução.
E que o desapego é questão de maturidade a aprendizado... afinal a vida é mesmo uma escola constante.
Onde as perdas são necessárias para o simples ganho de sabedoria e do sobreviver, apesar de...








2 comentários:

  1. O meu muito obrigada pela oportunidade de ter um "escrito" publicado em seu blog. Sem palavras.

    ResponderExcluir
  2. Querida Regina mande quantos quiser. Além dos seus, pode mandar dos seus autores preferidos e também seus comentários e críticas, que são muito bons! Abraço

    ResponderExcluir