quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EM BREVE, 21 DE ABRIL E TIRADENTES





Aproxima-se o mês de abril quando é homenageado em todo o País nosso herói maior, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Em Minas Gerais,  é tradicional uma grande festa no 21 de abril em Ouro Preto, onde se desenvolveu toda a trama para libertar o povo brasileiro do jugo português.
Nessa cerimônia, comparecem diversas autoridades do mundo político nacional, quando acontecem condecorações e louvações. Também concorrem manifestações populares, geralmente descontentes com determinadas situações por que passa o Brasil.
        Por isso e mais, vale lembrar  que temos um  livro em 3ª edição, esgotada, Eu, Tiradentes, autoria de Paschoal Motta, que realizou um trabalho  surpreendente  de pesquisa e realização literária em que revela a figura do Tiradentes que muitos desconhecem.

Livro de riqueza linguística e cultural, mesclado de linguagem poética. Como é sabido,  Paschoal é também autor de livros de poemas, como Ver de Boi, Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, Estações da Ausência, Cantiga de Adormecer Tamanduá... entre outros e inéditos de ficção e de  poemas.
Nessa época de preparações para a homenagem ao nosso herói principal, é  de estranhar não tenha ainda aparecido uma grande editora para uma 4a. edição de Eu, Tiradentes.
           É também de estranhar como esse escritor, mineiro de São Pedro dos Ferros, cujo livro sobre o Alferes é considerado de alta qualidade literária por leitores comuns e pela crítica especializada, não tenha sido condecorado na cerimônia em homenagem ao grande Inconfidente.
          
Está lançada uma ideia e uma oportunidade.

 Martha

Nenhum comentário:

Postar um comentário