terça-feira, 5 de julho de 2011

Itamar Franco

   No momento em que o Brasil sofre  a perda do grande homem e político Itamar Franco, ouve-se o lamentar pela  grande lacuna deixada por um dos raros políticos que se destacou pela  honradez, a probidade e o extremo sentido de responsabilidade no trato da coisa pública, a traduzir seu respeito pela esperança do povo. Também foi sua marca, "a simplicidade pessoal, a recusa da promoção e do "marketing" político".
 Minha adimiração e respeito por sua vida pessoal e pública,  e o desalento de constatar, em sua classe, tão poucos seguidores de suas virtudes. 

                                                                        

HOMENAGEM AO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO

"O Engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco assumiu a Presidência da República, em caráter provisório, em 1 ° de outubro de 1992, a posse definitiva deu-se quase três meses depois, em 29 de dezembro. O Brasil atravessava uma das mais graves crises políticas do período republicano. O cenário econômico e social tampouco era animador- recessão prolongada, inflação aguda e crônica. A auto-estima dos brasileiros estava em um de seus pontos mais baixos e a confiança nas instituições seriamente abalada.
Dois anos depois, ao preparar-se para transmitir o cargo, Itamar Franco deixa um país muito diferente. As contas públicas se aproximaram do equilíbrio. Chegou a bom termo a negociação da dívida externa. A inflação foi drasticamente reduzida. Aumentou o poder aquisitivo da moeda nacional. A economia foi relançada. O povo volta a acreditar no país e cresce o respeito pelas instituições.
Itamar Franco deixa um traço inconfundível, sua marca pessoal na vida pública brasileira, marca na qual é possível distinguir três componentes principais. Em primeiro lugar, a honradez pessoal, a probidade e o extremo sentido de responsabilidade no trato da coisa pública, a traduzir seu respeito pela esperança do povo. Em segundo, a simplicidade pessoal, a recusa da promoção e do "marketing" político, como que a indicar um desejo de pedagogicamente desmistificar a figura do governante. Finalmente—e mais sutil—, a habilidade na costura política, a capacidade de administrar crises, a pertinácia na construção das condições que ensejam ao brasileiro reecontrar-se com seus melhores sentimentos.
Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930, a bordo de um "Ita" do Lloyd, quando Da Itália viajava de Salvador para o Rio de Janeiro. Órfão de pai já ao nascer, aprendeu com a mãe o valor do trabalho e da perseverança. Cresceu e construiu sua vida pública em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ali elegeu-se prefeito em 1966 e 1972. Projetou-se no cenário nacional ao eleger-se senador por Minas Gerais em 1974, mandato renovado em 1982."




marthapezzini@gmail.com
Blog: Sobre Livros e Autores 
http://marthatavaresspf.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário