quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lançamento de Livro : Geração Zero Zero

Enviado por José Rezende Júnior:


Lançamento de livro: "Geraçao Zero Zero"

microleitor@s & macroamig@s,

Saudade de vocês, demais da conta. Em primeiro lugar, mil desculpas pelo sumiço. Deixei de publicar meus microcontos no Terra Magazine desde que eles foram reunidos no livro "estórias mínimas" (7letras, 2010). Mas parei por uma razão muito simples: as micromusas me abandonaram. Não consigo mais contar estórias em 140 caracteres -- pelo menos por enquanto. Isso significa que por um bom tempo vcs terão que me ler em tamanho G. E podem começar pelos meus quatro contos que integram a antologia "Geração Zero Zero", que acaba de sair pela Língua Geral. Organizada pelo escritor e estudioso Nelson de Oliveira, a antologia reúne narrativas inéditas de 21 ficcionistas brasileiros surgidos no início do século 21. Sinto-me honrado em dividir as páginas com Daniel Galera, Carola Saavedra, Santiago Nazarian, Andrea del Fuego, Ana Paula Matos, Lourenço Mutarelli e mais tanta gente boa. O lançamento em Brasília será na próxima terça-feira (19 de julho), no Café com Letras (203 Sul). Estarei por lá, autografando, a partir de 19h, juntamente com o escritor baiano Lima Trindade, que viveu muitos anos aqui e hoje mora em Salvador. Espero vocês.

Abraços e beijos pra quem é de abraço e é de beijo
(ou seja, todo mundo)

Inté!

--
José Rezende Jr.
www.joserezendejr.jor.br
(jornalismo&literatura+fotografia)
(61) 3326-3842
(61) 9975-4423


GERAÇÃO ZERO ZERO: FRICÇÕES EM REDE
NELSON DE OLIVEIRA (ORG.)






Dez anos após a publicação do primeiro volume de narrativas da Geração 90, que marcou época e provocou exaltados debates na ocasião de seu lançamento, Nelson de Oliveira volta à carga como organizador de uma nova seleta de contos, desta vez de autores revelados na primeira década do século 21.

Ao contrário da maior parte das antologias, que via de regra reúnem textos já consagrados pelo tempo, a seleção aqui realizada apresenta uma proposta diferente: não a de reunir os melhores contos, mas sim os melhores autores. Mesmo propósito, aliás, das antologias da Geração 90, em que se deram a conhecer mais amplamente ou firmaram reputação autores como Marçal Aquino, Marcelino Freire, Luiz Ruffato, Rubens Figueiredo, André Sant’Anna e Joca Reiners Terron, entre outros.

Para chegar à seleção final dos autores aqui reunidos, Nelson de Oliveira passou três anos imerso em pesquisas. Do contingente inicial de cento e cinquenta ficcionistas examinados, chegou, após sucessivas triagens, aos vinte e um que o leitor aqui encontra. As narrativas deste "Geração Zero Zero" — todas inéditas, à exceção das crônicas de Lourenço Mutarelli, publicadas em seu blogue — devem funcionar como um aperitivo, um estimulante, um chamado à aventura. Mas para conhecer melhor os seus autores, para perceber a real e fascinante dimensão de sua prosa, será preciso que o leitor siga em frente e mergulhe nos livros que eles publicaram.

É justamente isso que pretendemos: oferecer aos leitores uma porta aberta para o que de melhor vem sendo feito na literatura brasileira deste início de século. Para textos de que eles possivelmente irão gostar, mas ainda não sabem que existem. Boa literatura, em diversidade e profusão.

Contos inéditos de Flávio Viegas Amoreira, Marcelo Benvenutti, João Filho, Whisner Fraga, Andréa del Fuego, Daniel Galera, Marne Lúcio Guedes, Maria Alzira Brum Lemos, Ana Paula Maia, Tony Monti, Lourenço Mutarelli, Santiago Nazarian, José Rezende Jr., Sidney Rocha, Carola Saavedra, Paulo Sandrini, Walther Moreira Santos, Carlos Henrique Schroeder, Paulo Scott, Veronica Stigger e Lima Trindade          




Um comentário: