quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Auto - Educação, Parte II





Citações e comentários feitos por Ronei Pezzini


"Nessas minhas andanças apareceram alguns MARCOS, pontos angulares, desviando minha consciência para uma direção diferente da que décadas de ensino padrão mais um pouco de curiosidade e rebeldia (de então) estavam guiando.
Citarei alguns, pois não tenho espaço para dar às obras o tratamento que merecem. Cabe aos interessados escolherem aprofundar e principalmente escolherem se deixam ou não se influenciar por elas."




1) Zeitgeist (documentário livre)


Link: http://www.zeitgeistmovie.com


Excelente documentário feito por Peter Joseph, lançado para download gratuito em vídeo e que cativou minha curiosidade a ponto de seguir o site e absorver mais informações a respeito. De maneira alguma concordo com tudo que ele disse - leia essa frase mais duas ou três vezes, por favor. Leu? Então, como dizia, de maneira alguma afirmo ser verdade tudo o que ele diz, mas uma coisa eu tenho que tirar meu chapéu: é um chamado ao QUESTIONAMENTO. Aos perigos de aceitarmos tudo sem nos aprofundarmos.


No fórum do site, vi uma excelente resposta do próprio Peter Joseph a um post que criticava e apontava erros sobre o Egito Antigo e mesmo sobre a Bíblia - ele agradeceu ao interlocutor por ter duvidado, falando que o moto do artigo era sobre QUESTIONAR as informações que recebemos, mesmo que esse questionamento seja contra o próprio texto (e vídeo) dele. Apenas pediu que, se a pessoa quer de fato refutar o que ele disse, com todas as referências literárias e de pesquisas reais (referências em enorme quantidade e que ele publicou e pediu aos seguidores que confirmassem por si mesmos), que não viesse armado apenas de wikipedia e alguns sites ou grupos tendenciosos da opinião contrária; que venha com textos de cientistas válidos e que em suas obras abriram espaço para o contraditório. Questionar citações que falam mal da Bíblia citando a própria é no mínimo um contra-senso.


***


2) Anexos do livro Estado do Medo e demais comentários sobre Ambientalismo pelo Dr. Michael Crichton, médico formado em Harvard e que acontece de ser TAMBÉM um escritor de techno-thrillers:


Link 1: http://www.crichton-official.com/essay-stateoffear-whypoliticizedscienceisdangerous.html


Link 2: http://scienceandpublicpolicy.org/commentaries_essays/crichton_three_speeches.html


O que ele conclui depois desse que é mais um (bom) livro de ficção, um techno-thriller, vale para abrirmos nosso olhos em relação ao que pensamos, e mesmo como somos manipulados. Estressa temas como a falta de certeza que muitas pessoas - inclusive cientistas - têm, mas ainda publicam seus artigos como se fossem verdades sólidas.


Critica a completa falta de responsabilidade da imprensa - termo aqui usado para explicar que a imprensa não é punida por danos que suas informações quando falsas possam causar, por histerias em massa que suas dramatizações para efeito de resposta emocional possam incutir no imaginário dos espectadores ou em geral simplesmente por poder INVENTAR o que quiser sem que seja obrigada a desmentir ou se desculpar por isso.


Indo além, mostra que existe uma arrogância dos ditos “especialistas” a respeito do que de fato conhecemos e critica as estatísticas que são repetidas por outras emissoras pois “já está escrita em uma publicação, só pode ser verdade”. Especiais menções para a história da criação do que ele chama de "primeira reserva ecológica do mundo" o Parque de Yellowstone, onde uma sucessão ininterrupta de erros catastróficos com propósitos benéficos atrapalhou a conservação local mais do que se houvéssemos deixado a mata como estava; e para a estatística de quantas espécies animais são extintas a cada ano, sendo que NINGUÉM SABE quantas espécies existem no mundo, rendendo a tal estatística um valor de veracidade nulo.


***


3) Mera Coincidência (filme)


Link: http://www.imdb.com/title/tt0120885/?ref_=fn_al_tt_1


A formação de um ideal no imaginário popular e a manipulação das informações pelas estruturas do poder. Menção honrosa para a força dos diálogos, onde você perde muita informação (e ironia brutal) se piscar o olho. "Ele acabou com a guerra? Por quê alguém iria querer fazer isso?"


***


4) Razões para a Guerra (documentário)


Link: http://www.imdb.com/title/tt0436971/


Mostra uma previsão acertada feita pelo então presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, ainda em 1961, sobre o Complexo Militar-Industrial. Lá vemos como as guerras são criadas, em certo ponto reafirmando coisas vistas em Zeitgeist e no próximo item...


***


5) Tiros em Columbine (documentário)


Link: http://www.imdb.com/title/tt0310793/


Tenho uma certa antipatia quando o Michael Moore quer ser mais visto do que o assunto do qual ele está tratando, não gosto da forma aparentemente falsa como ele tenta criar empatia resultando em um embaraço sem sinceridade mas acho inegável muito do que ele diz. Essa obra começou como uma análise do amor americano pelas armas, partindo do massacre em Columbine High, mas como ele diz nos extras, a coisa foi evoluindo para uma conclusão diferente do que ele esperava.


O ponto que muda o foco do documentário é a descoberta e análise da estatística (válida para 2002, quando foi lançado) de que o CRIME havia diminuído em 30% mas A COBERTURA MIDIÁTICA DO CRIME havia aumentado em 600% no mesmo período. Destaque para uma das melhores entrevistas que ele fez, com o roqueiro Marilyn Manson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário