terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ronei Pezzini: Auto-Educação



A visão de um jovem que hoje já está na fase madura, vai focar, na segunda parte a ser postada, as leituras que o influenciaram na sua chamada auto-educação. Ronei é um leitor ávido desde criança. Inteligência brilhante. Aguardo ansiosa, seu livro.
MTP 

Existem diversos marcos na minha auto-educação, aquela que eu assumi após as instituições de ensino e pregações da sociedade cessarem sua influência modificadora em mim. Não que estas estejam erradas, longe de mim ser aquele jovem rebelde querendo transgredir apenas pela transgressão, apenas que educação formal e informações da sabedoria popular todos nós devemos (ou ao menos deveríamos) ter. Também não quero dizer que tal pressão social algum dia acaba, apenas que ela não mais me forçava a fazer ou a pensar da forma como tentavam convencer, vender ou mesmo enganar a si mesmos querendo nos levar junto.

Não, eu estou falando depois de completada a etapa acadêmica que nos dispusemos a fazer - seja ensino primário, terciário, plenipotenciário ou penitenciário, o sabor da sua escolha. Estou falando de depois dos nossos tios ou vizinhos, primos ou coleguinhas do curso de windows-word-excel acharem que não há nada mais para nos ensinar, que estamos prontos. Ok, exagerei aqui, visto que é uma impossibilidade prática atingir tal consenso. Consideremos então que estou falando de depois que eles concluam que não temos mais esperança, somos um caso perdido e assim, sem avisar, nos deixam em paz. Quando caímos no mundo como um indivíduo não como um projeto de pessoa-modelo (que na verdade não existe), por assim dizer.

A partir desse ponto, cada um de nós pode ESCOLHER o que quer aprender, focalizar sua curiosidade aonde bem entender, sem ter uma legião de "coleguinhas" aprendendo ou pelo menos sendo expostos às mesmas informações como vinha acontecendo desde a escolinha. O que eu escolhi ler não necessariamente é escolhido pelos que caíram nesse conjunto-universo ao mesmo tempo que eu e assim a partir daí a nossa educação passa a ser individual, exclusiva, apenas para nós.

Dessa forma fui seguindo, sendo um leitor ávido em relação a alguns de meus pares (se o critério a se obedecer for o da quantidade) ou sendo um leitor limitado para muitos (ao se levar em conta a temática pouco diversificada, por ter largado o chato do Sartre, por nem ter pensado em ler Nietsche ou como se soletra?, por considerar Baudelaire ou Tchekov nomes bacanas para citar, mas que nunca li).

Eis que nessas andanças apareceram alguns MARCOS, alguns pontos angulares, desviando minha consciência para uma direção diferente da que décadas de ensino padrão mais um pouco de curiosidade e rebeldia (de então) estavam guiando.

 Ronei Pezzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário