quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Genealogia - Martha Tavares Pezzini


             Genealogia - Comentário sobre o livro Vieiras e Tavares - 
                                                 Genealogia e Lembranças

          Em 2009, lancei um livro de genealogia da minha família. 
 Para quem gosta do tema, estou postando a introdução.  Trata-se do livro  "Vieiras e Tavares - Genealogia e Lembranças". Como era do interesse apenas da  família, foram poucos exemplares. Mas ainda tenho alguns.

"O que somos devemos àqueles que deixaram as pegadas no caminho; derrubaram barreiras  geográficas e sociais fazendo a história acontecer. Hoje somos os protagonistas dessa história. Outras são as lutas e as armas, porém é o mesmo objetivo que perseguimos: alicerçar um futuro melhor para nossos filhos e deixar como herança uma vida digna na qual eles possam se espelhar."

             Martha Vieira Tavares Pezzini - em "Vieiras e Tavares - Genealogia e Lembranças"


     A palavra Genealogia é a junção dos radicais gregos GEN(e)= geração, LOG(OS) = estudo e o sufixo IA = ciência. É o estudo das gerações que nos antecederam e refere-se às famílias, estudando-lhes as origens, descrevendo-lhes as gerações, mostrando sua evolução e traçando, embora resumidamente, as biografias das pessoas que a integram.
     A Historiografia exige método e rigor nos trabalhos genealógicos o que os torna bastante complexos. Não se restringe apenas à documentação das famílias,  fontes de referências de suas raízes ou membros que as compõem mas leva em conta o material histórico. É este material que dá a  linhagem exata da família e do meio em que está inserida, indicando as influências que neste meio exerce ou dele recebe e ainda, seus feitos e realizações.
     Este trabalho não satisfez totalmente esse requisito sobre o material histórico, mas não está destituído de fundamentos confiáveis e alguma documentação.
     Aqui os  bastardos não foram excluídos. Se nos tempos de El -Rei D. Afonso V, quando havia interesse, Sua Majestade os legitimava  tornando-os fidalgos, vemos que  manter o preconceito, seria uma grande incoerência com a História.
   Senti o desejo pesquisar e de passar às novas gerações um pouco um pouco que consegui sobre nossos antepassados, alguns fatos, até mesmo os hilários, pois quanto mais  o tempo passa, mais difícil se torna conhece-los. É uma maneira de termos nossos  registros para que não se percam.
     Confesso ter sentido uma certa angústia ao me aventurar por esses meandros descobrindo um pouco mais das  famílias que conheci e daquelas das quais apenas ouvira falar, até chegar às raízes mais distantes. E, mais ainda, por não haver conseguido ir até onde  meus objetivos me sinalizavam. Arrisquei-me certa de que haveria muitos equívocos e fatos que não seriam  desvendados.
     Revelar o desconhecido, o esquecido passado da nossa gente é trazer à tona, fatos novos para serem  compartilhados. Pude constatar como é comum as pessoas desconhecerem  mesmo os nomes de seus avós e bisavós.
     Houve pessoas que não compartilharam informações  por desconhecimento da sua história, ou por não valorizarem o registro da sua família na genealogia. Ou ainda, pelo fato de desejarem guardar alguns fatos somente para si. 
     O hábito de fazer anotações, de fatos diversificados acontecidos na família,  com as datas, certamente seria muito útil e interessante para se consultar no futuro, ainda que somente por curiosidade.
      Espero ter contribuído ainda que muito aquém do desejado, para o conhecimento do nosso passado.
       Martha Vieira Tavares Pezzini
        Belo Horizonte, 2009.





Adicionar legenda


Furriel Ângelo Vieira de Souza



Blog: Sobre Livros e Autores 
http://marthatavaresspf.blogspot.com/
    

5 comentários:

  1. Tia Martha, o seu livro foi tudo de bom para a nossa família. Eu amei e sei que os meus netos vão conhecer um pedacinho da nossa história graça ao seu livro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por estar sempre ligada!

    Vamos correr atrás de mais dados?

    Estou tentando revisar!

    Te amo

    ResponderExcluir
  3. Ola. Sou trisneta de Furriel. Neta de Jose Vieia Tavares!!

    ResponderExcluir
  4. Ola, como faço para ter um livro? minha irma saiu nele ate...

    ResponderExcluir
  5. Oi Marta! Tenho interesse no livro! Muito interessante. Como faço para comprar?

    ResponderExcluir