quinta-feira, 10 de março de 2011

Centenário de Maria Bonita

Centenário de Maria Bonita é assinalado em São Paulo

Da Redação
São Paulo - Maria Bonita, que no início do século passado acompanhou o grupo de Lampião, será homenageada na próxima sexta-feira, com uma sessão comemorativa do centenário do seu nascimento, que se assinala hoje.

Maria Gomes de Oliveira nasceu no dia 8 de março de 1911 na Fazenda Malhada da Caiçara, na divisa dos municípios de Glória e Jeremoabo, na Bahia. Em 1929, aos 18 anos, conheceu Lampião, que visitava a Fazenda de seu pai. Em 1930 ela é a primeira mulher a entrar no cangaço acompanhando o grupo de Lampião e tempos depois passa a ser conhecida popularmente como Maria Bonita.

No dia 28 de julho de 1938, em Sergipe, durante um ataque ao bando, Maria Bonita e Lampião foram mortos ao lado de nove companheiros do cangaço, no que ficou conhecido como Massacre de Angico.

Recentemente, a casa onde Maria Bonita nasceu foi restaurada, pertence ao município de Paulo Afonso e recebe visitas de pessoas interessadas na história do Cangaço.

Para assinalar o centenário do seu nascimento, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, terá uma sessão na sexta-feira, dia 11, com a exibição de vídeos documentários sobre as Mulheres e suas lutas e a leitura dramática de um texto sobre Maria Bonita pela atriz Soraya Aguillera.

Durante o evento haverá exposição de livros sobre o tema, mostra de telas da artista plástica Leila Monsegur e do cartunista Junior Lopes e o artista plástico Jorge dos Anjos produzirá um quadro com o tema Maria Bonita e Dia Internacional da Mulher.


 FONTE: News Letter Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário