terça-feira, 22 de março de 2011

  Por Symphronio Veiga:

  Uma super notícia

   Desde os primeiros meses de sua fundação, circulando em cidades mineiras, o jornal popular Super Notícia (R$ 0,25 o exemplar) reveza o primeiro lugar em vendagem com o Folha de S. Paulo, que possui circulação nacional.
Além de Belo Horizonte, no Rio, São Paulo e Porto Alegre os jornais populares abriram novo espaço para leitores, maioria das classes C e D, que não possuíam o hábito constante de ler jornais.
   O formato editorial e gráfico e principalmente o preço baixo contribuiram para essa preferência.
Segundo publicação do ‘Meio & Mensagem Online’, com base no ranking do Instituto Verificador da Circulação (IVC), em 2010, a classificação colocou o Super em 1º lugar, a Folha de S. Paulo em 2º, O Globo em 3º, Extra em 4º e o Estado de S. Paulo em 5º.
Pela ordem, os outros cinco jornais de maior circulação foram: Zero Hora, Meia Hora, Correio do Povo, Diário Gaúcho e Lance.


   As Mulheres de Minas

   Com toda a certeza, a pesquisadora mineira Irene Resende e a jornalista paulista Eliane Cantanhêde (autoras da recém-lançada biografia do ex-vice presidente José de Alencar) devem consultar o livro 'Mulheres de Minas: lutas e conquistas', de autoria das jornalistas Dinorah Carmo e Jalmelice Luz e da professora Constância Lima Duarte, quando forem publicar, nos próximos meses, a série de biografias 'As mulheres do Brasil'.
  O 'As mulheres de Minas' foi baseado no resultado de um projeto histórico-documental sobre o movimento político-feminista de mulheres mineiras, lançado ao ensejo dos 25º aniversário do Conselho Estadual da Mulher (CEM).
   Dinorah Carmo foi uma das fundadoras do Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres, que mais tarde se transformou no CEM, e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da Casa do Jornalista.


 Martha Tavares Pezzini
 Sobre Livros e Autores / marthatavaresspf.blogspot.com



                                     

2 comentários:

  1. O nome do jornalista é Symphronio e não Sumphronio.
    Vai aí um típico erro material.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!

    Obrigada pela correção!

    Entre no blog, vamos ser mais amigos.

    Você é o Symphronio?

    Abraço

    ResponderExcluir