sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro


23 de abril foi escolhido como o dia mundial do livro por coincidir, nesta data, as mortes de Cervantes e Shakespeare. A Biblioteca Nacional uniu a celebração da data com a luta pela causa do livro e da leitura. A FBN presenteou 30 autoridades brasileiras, consideradas sensíveis à causa e à importância de aumentar o hábito de leitura. Cada uma delas recebeu  exemplares de acordo com sua área e função.
Para o presidente da BN, Galeno Amorim, o incentivo à leitura precisa ser uma bandeira de todos que têm poder de decisão e função pública.


Em Belo Horizonte, Minas Gerais, com muita imaginação, os programas de incentivo à leitura buscam atrair a atenção de crianças e jovens. Como convite à leitura os passageiros têm encontrado em 240 ônibus de BH, folhas contendo textos literários, de um lado, e informações científicas, do outro. Tudo isso vem do projeto Ciências para todos, parceria da UFMG com a Associação Cultural Teia de Textos, ONG que dedica a trabalhos de incentivo à leitura e à escrita.  A Teia forma mediadores, assessora a criação de bibliotecas comunitárias  e edita livros que custam R$1,99.
“Se quisermos que o país tenha mais leitores, precisamos levar a literatura,textos científicos , jornalísticos e filosóficos a todos os lugares. Onde as pessoas trabalham, circulam e convivem. E também nas salas de espera das clínicas, que têm revistas muito ruins” ( Maria Antonieta Pereira) – Professora aposentada da UFMG, criadora da ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário