quarta-feira, 13 de abril de 2011


VER DE BOI: A RUMINADA BELEZA

Lívia Ferreira Santos*

Uma poética é um programa de construção. É a comunicação, meio velada, meio clara, de uma intenção: um projeto, que o poeta nos vai manifestando, pouco a pouco, à medida que nos dá sua poesia. Contém-se no poema a súmula de uma visão do mundo, o resultado intenso de um modo de sentir peculiar, mediante os quais o ruminador de palavras nos leva consigo pelo “longo atalho chamado poesia.” (João Guimarães Rosa, Do Diário de Paris, in Ave, Palavra, RJ, JO, 1970)

Minas Gerais vem-nos dando, através do tempo brasileiro, incansavelmente, manifestações várias desse inconfundível ruminar poético, fincado na mineiridade e, no entanto, sempre capaz de sensibilizar, além-fronteiras, a inteligência de todo o País. Aí estão: Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes (e omito tantos) e, após 1965, o grupo de jovens poetas mineiros, divulgados em antologias recentes, a cobrirem o espaço literário do Brasil com o traço da “ruminada beleza” (Paschoal Motta, Ver de Boi, BH, 1974), típico poetar das Minas Gerais.

Dessa produção laboriosamente moderna, destaco, para uma análise breve, o livro VER DE BOI (Prêmio Cidade de Belo Horizonte, 1973, de Paschoal Motta (...) ... desde o inicio, toma-se consciência de que se vai ter um espetáculo estranho: um homem, um poeta, vai-nos mostrar alguma coisa, o objeto da visão através do olhar do boi. É inquietante e mentiroso. Fictício: como poderia um homem ver e mostrar alguma coisa, sem ser pelos seus próprios olhos? Eis um convite, desde o título, para nos colocarmos, como leitores,  numa situação imaginária e surpreendente. (...) // * Trecho de palestra durante o Ciclo da Lírica Moderna, na Universidade do Estado de São Paulo,  Assis, novembro, 1989. //

NE – Naquele Ciclo, entre obras de poetas de outros países, foram estudados, além da obra de Paschoal Motta, outras de Carlos Drummond de Andrade, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto.



   Martha Tavares Pezzini
     Sobre Livros e Autores
      marthatavaresspf.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário