quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vargas Llosa e a Argentina - Literatura X Política

Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel , certamente será o maior destaque da 37ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires que será aberta no dia 21 de abril de 2011. Sua frase : “ Aqui, há uma inequívoca vocação literária”, referindo-se a   cidade escolhida  como capital mundial do livro, neste ano.  
 Acontece que existe uma  outra vocação muito forte  na Argentina, a política  e  o escritor peruano  é centro de uma polêmica envolvendo a  suas ideias. Escalado para a abertura da Feira seu nome sofreu uma tentativa de veto por parte dos intelectuais que apóiam o governo.  O presidente da Biblioteca Nacional Jorge Luis Borges pediu que o escritor fosse barrado e substituído por um nome local por não ser “adepto à corrente de ideias que abriga a sociedade argentina”.
Mario Vargas Llosa é liberal  e um antigo crítico do peronismo  e considera  também o governo Kirchner, um “desastre” para o país. A meses das eleições, a polêmica só terminou depois da intervenção da presidente Cristina  Kirchner que pediu a Horácio Gonzalez uma retratação.
A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires homenageará os escritores argentinos  Maria Helena Walsh e David Vinãs, mortos neste ano. Com mais de 1,5 mil estandes, o evento vai  até 9 de maio.



Martha Tavares Pezzini

Sobre Livros e Autores 
http://marthatavaresspf.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário