segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lígia Bojunga Nunes


                      Lygia Bojunga Nunes
                      

Uma escritora brasileira entre as que mais admiro é Lygia Bojunga. Quando minha filha tinha    oito anos, começou a ler A bolsa amarela, dei uma olhada e me encantei. Daí pra frente começamos a ler juntas e nos divertir com os incríveis personagens. Logo comprei mais livros dela, inclusive O sofá estampado, que também adoramos. Lygia penetra na alma e nos sentimentos da criança, ao mesmo tempo que dá asas às fantasias infantis.  E sua linguagem  vai do coloquial ao monólogo interior  e ficamos presos em sua trama.  Recomendo a crianças e adultos!
    
   Martha  Tavares Pezzini 
    


Lygia Bojunga Nunes nasceu em Pelotas, Rs. Foi atriz até que encontrou a literatura. Seu primeiro livro Os Colegas (1972) conquistou um público que se solidificou com Angélica (1975), A casa da madrinha (1978), Corda bamba (1979), O sofá estampado (1980) e A bolsa amarela (1981). Por esses livros recebeu, em 1982, o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio literário infantil, uma espécie de Prêmio Nobel da literatura infantil.  Esse prêmio foi concedido pela da International Board on Books for Young People, (filiada à Unesco).
É um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil brasileira e mundial, assim consagrada pela qualidade de sua obra e caracterização da problemática da criança, acuada dentro do núcleo familiar.
Sua obra já foi publicada em alemão, francês, espanhol, sueco, norueguês, islandês, holandês, dinamarquês, japonês, catalão, húngaro, búlgaro e finlandês.
Seus livros têm sido altamente recomendados pela crítica européia e estão sendo radiofonizados em vários países, sendo que um deles, Corda bamba, foi filmado na Suécia.




   Martha  Tavares Pezzini
   Sobre Livros e Autores
   marthatavaresspf.blogspot.com


  

Um comentário:

  1. Nossa que bacana, Mateus leu na primeira série A Bolsa Amarela tb, como eu curtir com ele a leitura.

    ResponderExcluir