quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desorganização Explícita - Martha Tavares Pezzini


                                        Desorganização Explícita

   Sabe aquele momento de indecisão atroz em que vamos sair, não sabemos que roupa usar e quando achamos que decidimos, ainda trocamos umas duas vezes? Convenhamos, não há tempo para pendurar cada uma de novo, naquela hora, o mesmo acontecendo com sapatos e bolsas. E se no dia seguinte há uma nova indecisão na hora da escolha e a desarrumação  anterior ainda  está no limbo ... Dá para imaginar sobre o que estou falando?
    Se eu entrar em  meu quarto e mais especificamente em meu closet e ver tudo lindamente separadinho nas gavetas, roupas penduradas nos lugares certos,  nenhum sapato jogado... ao ponto de nem acreditar que aquele espaço é meu, claro que estarei sonhando ou minha fada madrinha resolveu me fazer uma surpresa...
    Travo a batalha contra a desorganização desde  jovem mas naquele tempo seguia  quase que totalmente os  regulamentos da minha mãe e os danos eram menores. E com o passar do tempo, foram surgindo mil atividades paralelas à arrumação da casa e tudo complicou. 
     Mulher desorganizada é mal vista nas rodinhas femininas (ou feministas?) pois  pertencemos  ao tal Universo Feminino onde precisamos  mostrar serviço para enfrentar  a competição. Nas reuniões, taças à mão e língua solta, o assunto não é somente falar dos maridos e da moda... Cansei de copiar receitas de pão de queijo das amigas. Cada uma dizia que o seu era o melhor... Após experimentar várias receitas, decidi: o meu será comprado no super mercado, assim como o pão caseiro e outras guloseimas.
      Esta também  derruba: - “Minhas toalhas são sempre fofinhas;” panos de cozinha? – os meus são totalmente  brancos.    E aquela: - não importa a que hora tenha acabado a festa, nem quanto vinho bebi, não durmo sem lavar toda a louça e colocar tudo no lugar.  Já ouvi muito essas lorotas e ficava me imaginando um ser incapaz e diferente...
      Confesso ter inveja das pessoas capazes de manter tudo sobre controle e a casa parecendo uma foto de revista de decoração ou propaganda de móveis... Sofro com minha incapacidade organizacional explícita!
      Nunca me senti tão humilhada  como no tempo em que fui vizinha de alguém que personificava a mulher maravilha - pois para dar conta de tudo aquilo, teria que ser a própria. Enquanto eu vivia sem tempo ela estava sempre tranqüila, bonita e descansada. Então eu comparava: o número de pessoas em casa era o mesmo; o apartamento, igual. Para me deixar ainda mais frustrada, ela preparava lanches maravilhosos e sempre comidinhas especiais. Sei que aí nesse departamento, seria exigir muito de mim.
     Desenvolvi uma teoria: quando o Criador  distribuiu  dons , aptidões  e competência para cuidar de uma casa, essas mulheres,  entraram mais de uma vez na fila, receberam uma quota extra, e com certeza algumas delas  estão  com algumas das  minhas mais extraordinárias prendas domésticas!

       Martha Tavares Pezzini



   http://marthatavaresspf.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Marthinha querida!!!!
    Tudo de bonito que eu gosto eu aprendi com vc, mas não sou capaz de fazer nem a metade das coisas que vc faz.
    Não conheço nenhuma pessoa que saiba receber tão bem igual a vc, e que tem uma casa sempre aberta para todos que precisam. Tenho um pouquinho de inveja.
    Acho que vc recebeu a minha quota extra.

    ResponderExcluir
  2. Fernandinha,

    Você é muito especial e puxa-saco!Rs

    Leitora fiel, tenho pelo menos, uma.

    Abração

    ResponderExcluir